quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Instrumentos musicais de sucata

   Vamos fazer instrumentos musicais com sucata? Separei alguns com as instruções de como fazer e também algumas sugestões de brincadeiras.


VIOLÃO

   Para fazer um violão com uma caixa de sapatos recorte uma abertura na tampa da caixa de sapatos, prenda a tampa com fita adesiva, coloque 6 elásticos no centro da caixa, sobre o buraco, conforme a figura acima. 


PANDEIRO

  Abra quatro fendas nas laterais do prato de vaso usando uma serrinha manual (dando um espaço de 8 a 10 cm entre uma fenda e outra). Com um prego, faça um furo acima e um abaixo de cada fenda, fixe um pedaço de arame nos furos de cima e perfure o meio das tampinhas achatadas de garrafa. Prenda o arame nos buracos de baixo, fixando bem as tampinhas. 


ADUFE


É um pandeiro diferente ao anterior que aparece em três zonas de Portugal: Alentejo, Beira Baixa e Trás-os-Montes. Para fazer, pegue duas tampas de caixas ou uma caixa de papelão quadradas, cole as duas partes, coloque à volta uma tira de pano também bem colada e apertada para lhe aumentar a resistência. 


RECO-RECO

   Pegue canetas de plástico que já acabaram, corte as pontas, retire o filtro onde a tinta ficava embebida e cole nas reentrâncias de um garrafão de água de 5 litros. Pegue um pedaço de taquara e em uma das extremidades cole a tampa da garrafa ou uma rolha. Depois que a cola estiver bem seca, decore a seu gosto é só passar a taquara que produzirá o som 




 Algumas sugestões de brincadeiras que envolvem música: 


1) COMPLETE A MÚSICA
Toca-se uma música e, em certo momento, ela para O desafio de cada equipe é acertar corretamente a letra da música do ponto em que ela parou. Ganha a equipe que acertar mais.
2) QUEM ESTÁ CANTANDO
Em cada rodada, uma música é iniciada. O objetivo é acertar quem está cantando a música. Para ter a chance de responder, o participante que sabe a resposta deverá chegar primeiro (correndo) ao balcão de respostas. Se acertar, marca ponto. Se errar, dá o ponto pra equipe rival. A equipe que obter mais acertos, vence.
3) BATALHA MUSICAL
Em cada rodada, o mediador deve escolher uma música e deverá falar uma palavra que apareça em destaque nela. O desafio de cada equipe é cantar músicas que tenham essa palavra e, depois de várias tentativas, acertar qual foi a escolhida. Cada equipe tem uma chance por vez. Se demorar demais, o mediador pode dizer o nome de quem canta. Se a equipe acertar qual foi a música escolhida, a música é executada e a equipe pontua. Ganha quem tiver mais pontos.
4) KARAOKÊ
O desafio de cada equipe é, em grupo, cantar uma música no Karaokê. Ganha a equipe que obtiver mais pontos.
5) QUAL É A MÚSICA
Em cada rodada, uma música em PlayBack é iniciada. O objetivo é acertar às perguntas:
- Quem canta essa música? - Qual é o nome da música? - Cante um trecho de 20 segundos da música.
Para ter a chance de responder, o participante que sabe as respostas deverá chegar primeiro (correndo) ao balcão de respostas. Cada resposta certa vale um ponto. Se ele acertar uma e errar duas, ganha 1 ponto. Se acertar duas e errar uma, ganha 2 pontos. Se acertar todas, ganha 3 pontos. Se errar todas, a equipe rival ganha 3 pontos. O ponto só vai pro adversário se o erro for total. A equipe que obter mais acertos, vence.
6) MÚSICA SECRETA
Em cada rodada, um mesmo representante de cada equipe é convidado a ficar no local onde os organizadores estão. Através de um fone, ele ouvirá uma música qualquer. O jogador deverá cantar a música para a equipe, mas da sua boca só poderá sair "Lá-lá-lá-lá...". Cada rodada dura 1 minuto. Se a equipe acertar o nome exato da música, ela pontua. Vence a equipe que tiver mais pontos.



fontes: portaldafamilia.org; educaja.com.br